Poucas coisa são mais inspiradoras para quem gosta de cozinhar (ou simplesmente comer bem) do que encontrar um ingrediente bonito, fresquinho, brilhante, cheiroso ou completamente desconhecido. Daí o fato de ir à feira livre, ao supermercado ou ao mercado central se tornar um passeio delicioso.
O contato com a variedade de legumes, frutas, verduras, grãos, carnes, peixes e temperos frescos chega a dar tilt no cérebro tamanho o volume de possibilidades que vêm à mente. Tantos aromas, cores e descobertas! É enebriante. Dá vontade de sair provando e comprando tudo. Duvida? Aí vai uma amostrinha do que você pode encontrar. Depois me conta se conseguiu se segurar.
Vamos começar pelo tomate, que costuma se a base para um bocado de coisas gostosas. Agora, olha a variedade! Para que ficar no lugar-comum? Arrisque.
Invista em ingredientes da época. Eles estarão mais frescos, vistosos, mais saborosos e, certamente, mais baratos. Aproveite que ainda é época de alcachofra para conhecer as plantações em São Roque (SP).
Entendeu o que eu quis dizer com mais vistosas na época certa? Até quem não gosta de escarola periga começar a comer com uma cara tão linda dessas, vocês não acham?
Descubra novos sabores, variedades e formas de preparo de um mesmo ingrediente. Essa foto foi tirada no Borough Market, em Londres, mas se a gente procurar dá pra encontrar um montão de cogumelos ou outros ingredientes pouco conhecidos para testar aqui no Brasil mesmo.
Quer um exemplo? Quantos tipos de maçã você conhece?Já provou o sabor, a textura e as mil possibilidade de cada uma? Imagina fazer esse exercício com farinha? Afe, haja tempo livre.
Capriche nos temperos. Faça novas combinações, crie seu aroma-assinatura. Teste novas ervas e usos. Se puder ir para o Pará, onde essa foto foi tirada, então, aí prepare-se para um verdadeiro laboratório.
Seu negócio é carne? Saia do básico e experimente novos cortes, novos animais ou apenas visite outros preparos. Mudar de açougue também ajuda.
Mergulhe de cabeça na cozinha brasileira, tão rica e saborosa, mas por muito tempo renegada. Quer ser cool? Arrase numa boa feijoada, baião de dois ou escondidinho de carne seca.
Cozinha italiana vai muito, mas muito, além de espagueti e lasanha. Só para ficar nas massas, existem dezenas de variedades, formatos, receitas, sabores. Que tal fazer a sua em casa, do zero? Dá trabalho, mas é fácil e fica inigualável.
Ah, e não se esqueça da sobremesa. Se as frutas estiverem incríveis – como esses morangos – você nem vai precisar ter muito trabalho para agradar. Concorda?
(Todas as imagens foram feitas por mim, nas feiras e mercados que andei pelo mundo)
Deixe uma resposta