À mesa com Proust

postado em: Cultura, Gourmet | 0
Livro recém-relançado pela editora Sextante
Livro recém-relançado pela editora Sextante

Marcel Proust já dizia que “a verdadeira viagem não consiste apenas em ver novos lugares, mas em olhar com novos olhos”. Esse é o princípio que levou dez chefs de São Paulo e Rio de Janeiro a revisitar as receitas preferidas do escritor francês para criar um festival gastronômico em sua homenagem.

Compilados há cerca de 25 anos por Anne Borrel no livro “À mesa com Proust”, relançado agora pela editora Sextantes, os pratos vão de meros legumes ao ponto a sofisticadas lagostas, massas folhadas e coelho. Provando que o autor de “Em Busca do Tempo Perdido” não era refinado apenas na busca e colocação das palavras. A obra traz mais de 60 receitas que, segundo a pesquisadora, fizeram parte da vida de Proust, sendo, muitas delas, atribuídas a Françoise, cozinheira do lar dos Proust e retratada em muitos dos romances.

Entre os restaurantes que aceitaram o desafio de revitalizar as receitas do livro estão o CT Brasserie, o Le Pré Catelan e a Boulangerie Guerin, no Rio, e o La Casserole, o Rive Gauche Cuisine e o Le Marais Bistrot, em São Paulo. Aí surgirem pratos como o Coelho com Bacon, do chef Pascal Jolly, do Chez L’Ami Martin, a Baguete de Pernil de Cordeiro com Sauce Béarnaise, do Casserole e Truta à Meunière, da chef Fernanda Barros, do Le Repas. Os preços variam de acordo com os pratos. O menu especial vai até dezembro.

Salada de vagens e tartare de tomate: entrada do menu do restaurante La Casserole
Salada de vagens e tartare de tomate: entrada do menu do restaurante La Casserole

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta