Brigadeiro light para férias sem culpa

postado em: Gourmet | 0

O plano era passar a semana de folga na praia, mas como o tempo resolveu não ajudar. cá estou eu à toa em casa, inventando gordices na cozinha. (Muito melhor do que arrumar armário, vai). Mas pra não pesar muito a consciência resolvi testar uma receita de brigadeiro light, dada pela chef Neka Menna Barreto em um revista que agora não lembro o nome, mas que ficou sem uma página antes de ir para a reciclagem.

Ao contrário das receitas tradicionais, essa não vai ao fogo e não leva açúcar, leite, leite condensado e muito menos chocolate. Mas garanto, fica deliciosa. E ainda dá pra fazer mil variações (como eu fiz). Vejam a receita abaixo:

Minhas versão do brigadeiro light com uvas passas brancas, tamarindo e gengibre
Minhas versão do brigadeiro light com uvas passas brancas, tamarindo e gengibre

Ingredientes:
1 xícara de coco ralado hidratado
1 xícara de amêndoas picadas
1 xícara de uvas passas (eu usei apenas branca, que era o que tinha em casa)
1 xícara de tâmaras picadas (troquei pelo tamarindo em pasta que estava sobrando na geladeira, mas acho que deve ficar ótimo também com ameixa)
1/4 de xícara de água (fria mesmo)
1 colher de sopa de óleo (pode ser o de cozinha normal, de coco ou amendoim)
1 xícara de aveia em flocos finos
1 pitada de gengibre (dá pra colocar também um bom naco de gengibre fresco pra dar mais refrescância)

Junte todos os ingredientes no processador e deixe bater até formar uma massa bem firminha. aí é só passar um pouco de óleo na mão (porque gruda pra caramba) e enrolar. A receita original diz pra finalizar com amêndoas laminadas, mas fica ótimo também com elas trituradas, com a aveia, com coco ralado ou ainda com os nibs de cacau orgânico que ganhei da Amma e até então não tinha achado uso. O amargor achocolatado das sementes trituradas ficou perfeito com o azedinho do tamarindo. Vale tentar.

Depois me digam o que acharam.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *