Chocolate rosa promete virar febre

postado em: Gourmet, Pequenos Prazeres | 0

Finalmente ele está entre nós!

Apresentado pela primeira vez em 2017, e reservado para uso exclusivo da Nestlé por boa parte de 2018, o chocolate Ruby da Callebaut vem causando furor por onde passa. Quem acompanha os principais confeiteiros do mundo nas redes sociais, como eu, já há algum tempo vem colecionando ideias para aplicar a quarta variação de chocolate, que veio para completar o leque ao lado do amargo, ao leite e do branco.

Naturalmente com esse tom de rosa envelhecido e notas de levemente cítricas, que lembra o de frutas vermelhas, ele cai superbem com berryes, como framboesa, mirtilo, amora e morango, mas também com pistache, matchá e limão siciliano, para citar algumas das combinações que já vi por aí. A cor, que segundo a Callebaut, vem da alta concentração de polifenóis encontrada em algumas amêndoas de cacau colhidas no Brasil, Costa do Marfim e Equador, ainda pode ganhar maior ou menos intensidade dependendo da forma com que for trabalhado. Quer saber mais? Dáu uma olhadinha na matéria que fiz para o UOL.

O lançamento oficial no Brasil foi feito ontem, em um evento repleto de doces inspiradores – ok, vou confessar. Entre bombons e sobremesas, provei 10 criações diferentes – assinados por feras como Saiko Izawa, Arnor Porto e Henrique Rossaneli. Renata Arassiro e Caio Corrêa arrasaram nos bombons. Ela se jogou no brilho para coroar a combinação de Ruby limão siciliano e manjericão. E ele foi de Ruby, pimenta e manga. Flávio Federico fez uma petit choux de Ruby com amora e gel de manga com grumixama. E o chef Abner, que já tinha aberto o evento com uma Pantera Cor-de-Rosa esculpida a mão com 15 kg de chocolate, arrematou a noite com minha sobremesa preferida: um snack de Ruby com base crocante de frutas vermelhas com vinho do Porto e um levíssimo creme de matcha. Perfeito!

Não deu pra fotografar todos (na verdade, quase nenhuma das minhas fotos sairam boas), mas abaixo fiz uma seleção com as que deram pro gasto e mais algumas criações muito lindas que achei no Instagram e fui guardando pra me inspirar quando o meu pacote de Ruby já estiver em mãos. Me aguardem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *