Como ter um bolo sempre fofinho

postado em: Gourmet, Jornalismo | 0
Bolo da Sto Chico Padaria. (Foto: divulgação/ Wellington Nemeth)

Fazer bolo, apesar de ser hoje minha segunda profissão e a desculpa perfeita para fugir dos problemas do dia a dia, nem sempre é tarefa relaxante. Para muita gente pouco afeita à cozinha, fazer bolo é quase como jogar na loteria. Um hora dá certo e sai aquele bolo lindão, fofinho e cheiroso. Na outra batuma, talha ou quebra bem na hora de tirar da forma, frustrando toda a galera.

Mas não precisa ser essa roleta-russa, não. Ao longo do tempo fui aprendendo que alguns truques bem simples, em conjunto, são o segredo para nunca mais errar.

Com a ajuda de duas experts no assunto, Roberta Julião (@dafeiraaobaile) e Helena Mil Homens (@St.Chico) montei uma matéria bem legal publicada no UOL Receitas com todas essas dicas para acabar com a angústia e garantir sempre bolos lindos em casa.

 

Confere aí:

– Garanta que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente. Incluindo leite e ovos, que deem ser retirados da geladeira com antecedência.

– Antes do começar a separar os ingredientes, acenda o forno. Ele precisa estar na temperatura ideal por alguns minutos antes seu bolo entrar.

– Respeite a receita. Alterá-la pode desbalanceá-la facilmente o que refletirá no assamento.

– De preferência, incorpore a farinha na mão, batendo pouco, para que a massa não se torne elástica. Se for usar a batedeira, coloque na velocidade mais baixa e só pelo tempo suficiente para incorporar.

– Não adicione os ingredientes líquidos de uma só vez à massa. Vá intercalando com os secos aos poucos, para ajudar a incorporar melhor.

– O fermento deve ser o último item a entrar na massa. Do caso contrário, ele começará a agir antes do tempo correto de cozimento.

– Respeite a quantidade de massa na forma. O ideal é ficar próximo dos 3/4 da capacidade. Deixe espaço para o bolo crescer.

– Centralize bem a forma no forno para ter uma distribuição igual de calor

– Uma vez colocada a forma no calor, jamais abra o forno antes dos primeiros 20 minutos. É derrota na certa.

– Deixe que o bolo asse por completo. Bolos médios e grandes ficam prontos normalmente 35-45 minutos no forno médio (160-170 graus). É bom esperar esse tempo mínimo de 35 minutos para ver se já assou. Ele costuma descolar das paredes da forma naturalmente. Mas sempre é possível fazer o teste do palito. Se ele sair limpinho após ser espetado na massa, pode retirar o bolo.

 

 

Veja a matéria completa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *