Hambúrguer no vapor

postado em: Gourmet | 0

O hambúrguer, que sempre foi um dos principais (mas mais saborosos) símbolos do trash food, está em alta. Depois do chef Daniel Boulud elevar o sanduíche à categoria gourmet ao criar uma versão com carne de prime rib, mostarda Dijon, foie gras, tomate confit e lascas de trufa negra fresca para seu restaurante  DB Bistro Moderne, em Nova York, anos atrás, vê-se a receita ganhar mais e mais destaque pelo mundo. Em Paris, já é possível encontrar até mesmo um ranking dos melhores hambúrgueres da cidade.

Hamburguer Duxelle, do Vapor Burger & Beer. Foto: Geison Genga/Divulgação
Hamburguer Duxelle, do Vapor Burger & Beer. Foto: Geison Genga/Divulgação

São Paulo, por sua vez, não poderia ficar de fora da tendência. Depois de hamburguerias tradicionais ganharem a atenção do público e da mídia especializada, outras casas com propostas mais “arrumadinhas” e ousadas vêm se destacando no assunto. Que o diga o Le Jazz, com seu hambúrguer de picanha com bacon crocante, cogumelos e roquefort (ou camembert), o 210 Diner e suas variações que incluem uma camada de costelinha de porco desfiada sobre a carne de vaca com molho barbecue, e o Nou, cuja versão vem com queijo gruyère (ou gorgonzola), crocante de presunto e cogumelo. Isso sem falar do P.J. Clarke’s, do Rothko, do Butcher’s Market, do Ritz e da Lanchonete da Cidade, entre outras (poderia ficar listando até amanhã).

Hambúrguer Deluxe de Daniel Boulud, recheado com foie gras
Hambúrguer Deluxe, de Daniel Boulud, recheado com foie gras

Mas a mais nova opção da cidade vem com um toque a mais, o de vapor. É que tudo no recém-inaugurado Vapor Burguer & Beer, na Vila Madalena, abre mão da chapa para valorizar o cozimento dos ingredientes no vapor de água. Os proprietários Domenico Massareto e Maury Tognolo garantem que a técnica faz com que a preparação reduza em até 25% da gordura saturada e 15% do sódio da carne. Isto é, um hambúrguer mais saudável. Para garantir sabor extra, entre as opções de acompanhamento estão molhos de cebola, gorgonzola ou mostarda, pimentas jalapeño recheadas com confit de tomate e queijo de cabra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *