Índia, terra de contrastes

postado em: Cultura | 2
Toda o caldeirão cultural da Índia está nesse livro imperdível
Toda o caldeirão cultural da Índia está nesse livro imperdível

Sempre tive um fascínio incrível pela Índia. A ponto de ter um desejo secreto de seguir os passos de uma amiga e passar um tempo num ashram por lá. Mas confesso que isso tudo se esvaziou depois de ler “Os Indianos”, da jornalista Florência Costa (editora Contexto).

O livro, nascido após os seis anos em que ela passou no país como correspondente, é um retrato da história, dos costumes, crenças e zilhões de contrastes daquele povo que, agora, se torna ainda mais enigmático para mim. Sim, porque depois de conhecer mais sobre sua cultura, consigo compreender ainda menos como tantas idiossincrasias contraditórias (que são ainda mais numerosas do que as que conhecia antes) cabem em um só povo. (Ok, estou eu mesma sendo contraditória.)

De qualquer forma, poder conhecer todas essas nuances culturais é, sem dúvida, um prazer e um enriquecimento pessoal impagável. Recomendo.

2 Responses

  1. Alexandre Sabbatini

    Penso que se houve algo de positivo nesses casos horrorosos que foram noticiados recentemente é o início de uma desmistificação mais forte dessa aura de paz e espiritualidade que as artes dramáticas, a mídia e o turismo construíram a respeito da Índia, ao contrário do que já acontecia com os países islâmicos. A cultura religiosa e espiritual é riquíssima sim, mas tem forte influência em uma sociedade que carrega problemas gravíssimos de intolerância, discriminação, sexismo, violência e por aí vai. Então, acho que essa é uma dica preciosa de leitura pra quem gosta de entender um país e uma cultura por dentro.

  2. Renato Sabbatini

    Concordo com o Alexandre. Ainda bem que passou a vontade da Juliana de ficar em um ashram por uns tempos. Uma amiga hippie fez isso nos anos 80, e quase morreu. Pegou uma infecção brava, foi parar num hospital extremamente sujo, cheio de moscas varejeiras, onde as enfermeiras arrumavam lençóis usados subindo na cama com os pés descalços (!). Voltou desnutrida, um caco, por comer aquelas comidas vegetarianas (?). Não nos esqueçamos que a Índia é o único pais grande do mundo onde ainda existe o sistema de castas, algo horroroso de se contemplar em pleno século XXI. Eu, heim? Fiquem num hotel 6 estrelas, e só saiam para visitar o Taj Mahal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *