Nasce a Milão do futuro

postado em: Cultura | 0
Vista do moderno completo do banco UniCredit, na região de Nova Garibaldi
Vista do moderno completo do banco UniCredit, na região de Nova Garibaldi

Bem atrás do tradicional hotel Principe di Savoia, na região da Porta Garibaldi, está nascendo uma nova Milão. Uma Milão mais moderna, cheia de arranha-céus (para os padrões italianos, não nova-iorquinos, claro) e com arquitetura futurista. O primeiro grande expoente desse movimento é o conjunto de prédios projetados pelo arquiteto César Pelli, que abrigará a sede do banco UniCredit a partir de junho. Com 231 metros de altura, sua estrutura de aço e vidro é a mais alta da cidade e também a mais sustentável – terá captação da água das chuvas para reuso e sua estrutura permite redução do consumo de energia elétrica.

Mas quem olha ao redor vê que este é só o começo. Andaimes, canteiros de obra e tapumes estão por todo lado na região. Inclusive a poucos quilômetros dali, no antigo quarteirão que abrigava a Feira de Milão, onde um outro centro misto, com prédios comerciais e residenciais assinados por Zaha Hadid, Daniel Libeskind e Arata Isozaki, batizado CityLife, está sendo finalizado.

Sem dúvida, obras como estas, caminhando a todo vapor, apesar da crise europeia, mudarão a paisagem da cidade em poucos anos e darão ainda mais força e brilho à capital da moda e do design italiano no século 21.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *