Quem disse que inverno não é tempo de cerveja? Ainda mais com a profusão de novidades borbulhando nesse mercado, quem resolver hibernar no assunto durante os dias mais frios corre o risco de chegar no verão altamente desatualizado. Até porque muita coisa pode ter simplesmente sumido do menu até lá.
A ver a cerveja sazonal CN5, criada colaborativamente por todos os funcionários da fábrica-bar Cervejaria Nacional para comemorar os cinco anos da casa localizada no bairro de Pinheiros. Com 5,5% de teor alcoólico, IBU 40 e coloração acobreada, esta American Pale Ale ainda traz um toque de acerola. Fruta adicionada ainda na fermentação.

No total foram preparados apenas 500 litros da bebida comemorativa, volume que deve durar do dia 22, quando será lançada, até 26 de maio. A degustação pode ser feita em pints de 330 ml (R$ 18) e 570 ml (R$ 27), com o sistema double válido nos happy hours.

Na Cervejaria Ideal, na Pompeia, a oferta de cervejas varia a cada semana (às vezes menos, dependendo da procura e do estoque), o que gera a necessidade de passar pela casa quase regulamente. O sistema rotacional é uma ótima pedida para os novidadeiros, mas também costuma deixar muitas saudades quando se encontra uma paixão.
No meu caso, a Burgman Fumacê Madeira, uma American Wheat defumada, maturada em barris de madeira antes usados para envelhecimento de vinho, superácida e de baixa carbonatação. Verdade que mais lembrava uma boa e refrescante cidra normanda (esqueça a Cereser, ok. Estou falando de cidras de verdade) do que cerveja. Mas estava deliciosa.
Por fim, a semana marca o lançamento da Orí, uma cerveja produzida na Serra Gaúcha pelo empresário Adriano Longo e o mestre cervejeiro Bernardo Gava, que prioriza o uso de insumos orgânicos.
Os primeiros quatro estilos da marca a chegar ao mercado são a Witbier, que leva camomila, casca de laranja e coentro, a Session IPA, cheia de personalidade, a Extra Stout, com notas pronunciadas de café, e a Vienna, uma cerveja avermelhada e elegante, com leves notas tostadas e adocicadas que foi a minha preferida.
A promessa é que as cervejas da marca já possam ser encontradas a partir desse mês em empórios gourmet, restaurantes e bistrôs.

Deixe uma resposta