Prepare-se para o Ano Novo Chinês

postado em: Cultura, Gourmet | 0

O ano novo chinês começa, oficialmente, na próxima terça-feira (5/2). Mas para a comunidade asiática, as comemorações se estendem por toda a semana, marcando também o início da primavera no hemisfério Norte e com ela a esperança de renovação, de um novo período de prosperidade, fertilidade e boas energias.

 

Dança do Dragão nas ruas de Pinheiros para festejar o, Ano Novo Chinês e o aniversário do restaurante Kar Wua (Crédito: Lin Zhen Li)

É uma época de reunir a família para cozinhar e celebrar em comunidade. É justamente isso que a família Lin, responsável pelo restaurante Kar Wua, em Pinheiros, irá fazer neste domingo, quando promove uma pequena festa na rua Mourato Coelho, com direito a danças e alegorias típicas – do Dragão e do Leão -, lembrando aos mais novos de que a região já foi reduto cultural. “Antigamente tinham muitos restaurantes chineses aqui perto. Não estava tudo concentrado na Liberdade”, conta Bruno Lin, segunda geração à frente da casa que completa 31 anos, determinado a resgatar a memória do bairro e da tradição chinesa.

A festa, que terá início às 13h30 será acompanhada por um menu especial que inclui alguns dos pratos típicos da época, todos eles recheados de simbolismos. “O macarrão remete à longevidade, o peixe à prosperidade e o guioza, fechado em forma de meia lua, à moeda imperial, que também é uma forma de atrair prosperidade”, diz ele.
Na semana seguinte será a vez da festa se transferir para a Liberdade, onde o mesmo grupo de dança se apresentará nas ruas do bairro, encerrando as comemorações para o ano do porco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *