Quebrando as regras do champanhe

postado em: Gourmet | 1

Não é preciso ser nenhum expert em champanhe para saber que ele deve ser bebido em taça tipo flûte, sem gelo e passando longe do decanter, para preservar ao máximo sua borbulha. Certo? Errado. Pelo menos é o que vem pregando, aos poucos, algumas das principais marcas produtoras.

Moët Ice Imperial: pra tomar com gelo
Moët Ice Imperial: feita especialmente pra ser tomada com gelo

Primeiro veio a Moët & Chandon, que aderiu à modinha há tempos instituída nas areias do sul da França de tomar champanhe com gelo, para aplacar o calor com estilo, e lançou a Moët Ice Imperial. Mais estruturada, a bebida foi desenvolvida especialmente para não ficar aguada com o derretimento do gelo e vem até mesmo com uma taça um pouco mais bojuda para que as pedras caibam.

Taça Baccarat
Uma das taça Baccarat usadas no almoço harmonizado com champanhe

Agora, durante um almoço realizado pela Veuve Clicquot, foram apresentadas duas novas propostas. A primeira é servir o champanhe em taças de vinho padrão, com fundo arredondado mesmo, quando ele for acompanhar refeições. A explicação para a licença é aproximar a bebida do vinho não frisante, tornando-o mais “sério” e denso para as harmonizações.

fssds
Charlotte Duntze, da Veuve Clicquot, propondo decantar o champanhe

Seguindo essa mesma lógica, a segunda proposta apresentada é decantar o champanhe demi-sec pouco antes de servir, fazendo com que ele perca boa parte das borbulhas que equilibram o açúcar e assim pareça mais doce na hora de combinar com sobremesas, principalmente de frutas.

Apesar de estranho, confesso que tomar champanhe em taça de vinho já é algo que faço de vez em quando, quando falta flûte nas festinhas de casa (mas não é a mesma coisa). Mas sinceramente, não vejo muito propósito em quase transformar o champanhe em um vinho de sobremesa padrão. Os especialistas que se manifestem, mas, a meu ver, se não for para sentir as bolinhas fazendo cócegas na boca, porque abrir um champanhe, então?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *