Rum para mulheres

postado em: Gourmet | 0
Zacapito: rum, limão, hortelã, açúcar e um toque de abacaxi. Pronto para o verão
Zacapito: rum, limão, hortelã, açúcar e um toque de abacaxi. Pronto para o verão

Sempre fui fã de mojito, mas nunca me passou pela cabeça um dia tomar rum puro. Sei lá, soava um pouco como coisa de bebum, ou de pirata caribenho à la Jack Sparrow. Mas essa semana tive um almoço inteiro harmonizado apenas com rum, puro. Ou melhor, acompanhado por uma única pedra de gelo. Foi delicioso e bem diferente do que imaginava.

Aveludado, suave, com cor de caramelo, envelhecido, e com notas claras de chocolate e uvas passas, não era um rum qualquer. Feito artesanalmente sob o comando de uma mulher, a master blender Lorena Vasques, o Zacapa 23 é envelhecido em antigos barris de Bourbon, Jerez e Pedro Ximénez, a mais de 2.300 metros acima do nível do mar, na Guatemala. E ao contrário do que poderia imaginar, combinou perfeitamente com o risoto de aspargos com brie e o nhoque de shitake com camarões preparados pelo restaurante Kaa.

Mas os pontos altos mesmo foram o rum puro com profiterole de chocolate – a dupla é tão incrível que a Diageo, que comercializa o Zacapa, já tem planos de estimular a criação de sobremesas achocolatadas a serem servidas com a bebida em outros restaurantes – e o Zacapito, uma versão especial do mojito, que valoriza as notas do 23 com um toque de abacaxi (fruta usada na fermentação do mel de cana-de-açúcar que dá origem ao destilado). Um drink perfeito para variar no verão.

Para quem quiser arriscar em casa, aí vai a receita:
2 gomos de limão
2 colheres de açúcar maceradas com 6 folhas de hortelã
2 cubinhos de abacaxi
50 ml de rum Zacapa 23 (já à venda nos empórios gourmet por cerca de R$ 170)
Gelo e  um tantinho de água com gás pra finalizar

Bom fim de semana.

Veja também:
– Drinks que valem a pena para o happy hour

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *