Sesc incrementa acervo com esculturas de Brennand

postado em: Cultura | 0
Pássaro Rocca, nova peça do Sesc Interlagos, que está por toda parte na Oficina de Francisco Brennand, em Recife. Foto: Willian Yamamoto
Pássaro Rocca, nova peça do Sesc Interlagos. Foto: Willian Yamamoto

Um dos museus a céu aberto mais bacanas do Brasil – depois de Inhotim, claro – é, sem dúvida, a Oficina Brennand, do escultor pernambucano Francisco Brennand, no bairro da Várzea, em Recife.

Com um quê de Gaudi, as obras de argila e cerâmica feitas por ele desde os 13 anos combinam referências de artistas espanhóis, com traços da cultura local, cordel, candomblé e misticismo. Gerando peças emocionais , que muitas vezes mistura figuras humanas e de animais de forma curiosa e muitas vezes fálica.

Na fábrica de tijolos onde funcionava a olaria da família, o artista – hoje com Parkinson – ainda pode ser visto criando ou cuidando de sua produção ininterrupta. Mas já não é preciso ir a Pernambuco – onde, entre tantas outras partes, a assinatura de Brennand aparece no Obelisco, próximo ao Marco Zero de Recife, e nas fachadas de prédios – para ter um gostinho desse trabalho sensacional.

A obra, multiplicada na entrada monumental da "catedral" da Oficina Brennand, em Recife. Foto: Juliana Bianchi
A obra, multiplicada na entrada monumental da “catedral” da Oficina Brennand, em Recife. Foto: Juliana Bianchi

Após receber uma exposição de Brennand em 2013, o Sesc Interlagos adquiriu duas das peças exibidas para ficarem permanentemente em seu espaço: o “Pássaro Rocca”, escultura baseada nos pássaros gigantes da história de “Simbad, o Marinheiro”; e a  série Bules“.

Série "Bules". Foto: Willian Yamamoto
Série “Bules”. Foto: Willian Yamamoto

Outras obras do artista também podem ser vistas nas unidades do Sesc  Pinheiros e Sorocaba, mas nada se compara a perder-se por horas no ateliê, em Recife, onde há até mesmo uma espécie de catedral aberta para celebrar a vida.

 

 

 

Serviço:
Sesc Interlagos
Av. Manuel Alves Soares, 1.100, Parque Colonial, São Paulo-SP
De quarta a domingos e feriados, das 9h às 17h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *