Três novos museus para explorar

postado em: Viagens | 0

Se você é daqueles que não deixa de incluir um museu (ainda mais se tiver uma arquitetura incrível) no roteiro de viagem, acaba de ganhar três novos motivos para fazer as malas para Bordeaux, São Francisco e Abu Dhabi.

La Cité du Vin, às margens do rio Gorgonne, em Bordeaux. Foto: Divulgação/ ©Anaka
La Cité du Vin, às margens do rio Gorgonne, em Bordeaux. Foto: Divulgação/ ©Anaka

 

Exatamente hoje, 1º de junho, é inaugurado o aguardado museu do vinho de Bordeaux, na França. Sim, inacreditável pensar que uma das regiões vinícolas mais festejadas pelos discípulos de Baco não tivesse um espaço dedicado à história da bebida, mas agora tudo foi redimido.

Uma das salas de exposição multimídia, faz o visitante viajar pelos vinhedos do mundo. Fotos: Divulgação/ ©Anaka
Uma das salas de exposição multimídia, faz o visitante viajar pelos vinhedos do mundo. Fotos: Divulgação/ ©Anaka

 

Localizada às margens do rio Garonne, a Cité du Vin tem estrutura modernosa, com placas de alumínio e vidro curvos, lembrando o movimento do vinho ao ser rodado na taça, dizem os arquitetos do escritório XTU, responsável pelo projeto de R$ 330 milhões. Nas salas de exibição, degustação e auditório, entretanto, sobressai-se a madeira das vinhas. Aulas, exposições interativas, degustações, apresentações multimídia e uma loja com mais de 800 rótulos de vinho estão previstas no espaço que terá ingressos de 20 euros, com direito a uma taça da bebida para entrar no clima.

Nova fachada do Museu de Arte de São Francisco: três vezes maior. Foto:
Nova fachada do Museu de Arte de São Francisco: três vezes maior. Foto:© Henrik Kam/ SFMOMA

 

Em meados de maio (mais exatamente no dia 14) foi a vez do Museu de Arte de São Francisco, na Califórnia, reabrir  suas portas após três anos de renovações. Comandada pelo escritório de arquitetura Snøhetta, a reforma garantiu dez novos andares ao prédio original, próximo ao Yerba Buena Gardens, no centro financeiro da cidade. O que significa três vezes mais espaço expositivo do que antes. Número que torna o novo MoMA SF o maior desse tipo nos Estados Unidos. Não à toa, 19 exibições foram iniciadas ao mesmo tempo com a inauguração.

primeiro Museu Louvre fora da França, em Abu Dhabi, terá assinatura de Jean Nouvel
Primeiro Museu Louvre fora da França, em Abu Dhabi, terá assinatura de Jean Nouvel

 

Por fim, fica a dica para a abertura do primeiro Museu do Louvre fora da França, que deverá acontecer até o fim do ano em Abu Dhabi, no Emirados Árabes. Desenhado pelo arquiteto francês Jean Nouvel em uma ilha natural adaptada, o museu de 24.000 m² terá 55 edifícios unidos sob uma cúpula de 180 metros de diâmetro, que dará a sensação do prédio estar suspenso sobre as águas. O acervo permanente promete buscar artes que façam uma ponte entre a cultura ocidental e oriental, mas para a abertura está prevista uma grande exposições com obras emprestadas de 13 instituições francesas. Entre elas quadros de Leonardo da Vinci, Henri Matisse e Andy Warhol. Para se agendar.

A previsão de abertura do espaço é o fim de 2016
A previsão de abertura do espaço é o fim de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *